Exercício D-4TO2B-1

Reação ao ganho + Contra-ataque + Valorização da posse de bola | Garantir imediata cobertura ofensiva + Tirar a bola da pressão + Aproveitar os espaços livres + Decisão pelo contra-ataque + Critério na posse

2B – TREINADORES

POSSE, CONTRA-ATAQUE E TRANSIÇÃO

(2’ x 3) x 2

4×1(+2) > 3(+1)x2(+3)+GR

REGRAS

A situação joga-se sobre o corredor central em 2 áreas e entre 2 equipas que se encontram partidas nas duas áreas no momento inicial do exercício.

Uma equipa posiciona 4 jogadores no interior da área mais pequena e próxima do meio-campo, procurando manter a posse de bola contra a oposição inicial de um defensor. Sempre que atingirem determinado número de passes, outro defensor junta-se ao companheiro para procurar recuperar a bola. Caso os atacantes voltem a conseguir esse número de passes, junta-se outro defensor. Caso a equipa atacante obtenha novamente o número de passes, pontua e a situação reinicia. Estes defensores encontravam-se na fase inicial do exercício em zonas laterais a essa área.

A equipa que inicia a atacar, posiciona ainda na área maior, mais 2 jogadores em espera junto a marcadores, que só se podem movimentar após a bola entrar nessa área, e um Guarda-Redes a defender a baliza. A equipa que inicia a defender, posiciona de forma livre, também mais 3 jogadores em espera nessa área.

Sempre que a equipa que inicia a defender recupera a bola deve procurar jogar na segunda área de jogo, seja de forma directa, seja recorrendo aos jogadores que eventualmente estarão em espera nos espaços laterais à primeira área. A partir daí, procura contra-atacar para a baliza adversária. O jogador que recuperou a bola na primeira área e os 3 jogadores que a perderem, mais próximos da segunda área, juntam-se aos companheiros.

Caso a equipa que defende o contra-ataque recupere novamente a bola, pode optar por jogar para fora e reiniciar a situação, ou regressar à área inicial e procurar novamente os objectivos de posse, eventualmente beneficiando do desposicionamento dos agora defensores. Todos os jogadores, excepto os da equipa que desenvolveu o contra-ataque e ficaram fora do mesmo, podem reocupar a situação de posse inicial.

Joga-se com fora-de-jogo regulamentar na segunda Área.

Joga-se em 2 partes com as equipas a trocarem de funções. A equipa que inicia a defender troca, a cada repetição, os jogadores no sentido horário. A outra equipa troca o par em espera em determinado tempo.

FEEDBACK

TREINADOR D: Apoios ao portador + Posse e circulação de bola + Desmarcação + recepção + passe + Pressão imediata na bola + Garantir imediata cobertura defensiva + Fechar + Contenção da progressão adversária + Recuar controlando a profundidade + Travar a última linha na grande-área + Defender em GR+2 + Tirar a bola da pressão + Valorização da posse de bola + Critério na posse

TREINADOR B: Contenção + Pressão + Referências de pressão + Desarme + Antecipação / Intercepção + CARGA + Garantir imediatos apoios ao portador + Garantir imediata cobertura ofensiva + Tirar a bola da pressão + Aproveitar os espaços livres + Decisão pelo contra-ataque + Contra-ataque 3×2+GR + condução pelo corredor central + Fixar + Último passe

PROGRESSÕES

  1. Limitar o número de toques na posse de bola inicial.
  2. Iniciar a situação de posse contra 2 ou 3 defensores.
  3. No momento da primeira recuperação de bola, a equipa só pode jogar com os jogadores em espera.
  4. Os defensores a defender o contra-ataque partem de um posição mais próxima dos atacantes em espera.
  5. Os defensores que defendem o contra-ataque têm sempre liberdade posicional.

Legenda