Apresentação
“Quem só teoriza, não sabe. Quem só pratica, repete. O saber nasce da conjugação da teoria e da prática.”
Manuel Sérgio
Saber Sobre o Saber Treinar surge como um projecto direccionado a todos os apaixonados pelo jogo de Futebol, mas em especial àqueles que nele intervêm activamente. Procura também em muitos dos temas aqui desenvolvidos, possuir um transfer para outras áreas e desportos, nomeadamente os colectivos. A ideia passa por organizar informação de “qualidade” sobre todas as dimensões da actividade exercida pelo treinador de Futebol, e para qualquer que seja o seu nível de actuação no jogo. Naturalmente que, a distinção sobre a informação de qualidade será discutível por existirem diferentes abordagens à intervenção do treinador no treino e no jogo, particularmente ao nível da Liderança, da Metodologia, oul do Conhecimento do Jogo. Apesar da história do Futebol nos dizer que o sucesso foi alcançado através por diferentes caminhos, porém, e porque no Universo não existem dois fenómenos exactamente iguais, cremos assim que algumas abordagens à intervenção sobre uma equipa serão mais eficientes e eficazes, portanto, estarão mais próximas da obtenção de sucesso do que outras, por se aproximarem mais da realidade, especificidade e necessidades que este jogo e actividade apresentam.
“O melhor treinador é o maior dos ladrões.”
Fabio Capello
Assim, o grande objectivo deste projecto passa por criar um corpo de conhecimento organizado, procurando as melhores ideias, e o que de melhor se fez e faz no treino e jogo de Futebol. Neste sentido procuraremos compreender e explicar o trabalho realizado pelos, para nós, melhores treinadores da história do jogo. Mas daremos também expressão àqueles, que apesar de desconhecidos ou sem grande passado no treino de Futebol, avançam com ideias e reflexões que poderão igualmente, levar o jogo a outro nível de desenvolvimento. No fundo poder-se-á caracterizar este trabalho como uma enorme revisão bibliográfica, procurando reunir, de forma estruturada, organizada e de fácil acesso a todos aqueles que ambicionam atingir um nível superior de conhecimento no jogo e no treino do Futebol, uma crescente «quantidade de qualidade» de informação.
“É bom ter livros de citações. Gravadas na memória, elas inspiram-nos bons pensamentos.”
Winston Churchill
Para que todos possam compreender as linhas gerais das nossas ideias, exploramos neste trabalho em permanente crescimento, entre tantos treinadores e autores, por exemplo as ideias de Guardiola e o seu impacto na qualidade e consequente rendimento das suas equipas, ou a Periodização Táctica idealizada por Vítor Frade e operacionalizada por José Mourinho, como forma de potenciar determinadas ideias e operacionalizá-las na equipa. De uma forma geral, aqui acreditamos num Futebol como um todo complexo, mas mais próximo de uma ciência comportamental do que biológica, nas qualidades do que nas quantidades, na complexidade ao invés do reducionismo, nas interacções e não nas somas das partes e muito no caminho antes do destino, ou seja, no desempenho antes do rendimento.
“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.”
Albert Einstein
Quanto ao nome escolhido para o projecto, se o professor Vítor Frade associou um dia, como “saber sobre o saber fazer” a consciência, a reflexão e conhecimento na intervenção do Jogador de Futebol, aqui adaptamos a expressão Saber Sobre o Saber Treinar, como a consciência, reflexão e conhecimento sobre a intervenção do Treinador de Futebol. O treinador português (Vítor Pereira, 2017) relatou que quando deixou de jogar “a adrenalina dentro de mim era tanta que não parava de escrever. Às vezes até acordava a meio da noite para escrever. Fiz um dossiê enorme com o que achava importante trabalhar. Sabem quantas vezes o usei? Zero. Mas pensei tanto naquilo que quando o acabei já estava noutro nível, sem dar por ela. Permitam-se criar e experimentar e refletir porque é isso que vos vai permitir manter a paixão“.
Segundo o ao momento seleccionador nacional de Futsal, (Jorge Braz, 2006), “pela importância que o treinador assume no contexto desportivo e, particularmente, na organização do processo de treino a sua perspectiva será importante na aquisição de conhecimentos para os treinadores jovens e para os investigadores na procura de uma, cada vez maior, compreensão das particularidades da orientação de um projecto desportivo. Os conhecimentos adquiridos por treinadores de alto nível não são de fácil acesso a todos os que desejam referir-se a eles bem como a experiência acumulada corre o risco de se perder se ninguém a formalizar (Leblanc et al. 2004). Este facto é frequente por não se considerar válido o conhecimento empírico de intervenientes fundamentais no fenómeno desportivo. No entanto, “a ciência só existe enquanto crítica da realidade, a partir da realidade que existe, à sua transformação numa outra realidade” (Santos, 1989: 23). O treinador metódico e que metodiza gera metodologia do rendimento desportivo entendida esta não só como um produto mas também, como um processo específico de intra e inter-métodos, pela procura de novos métodos de intervenção depois de acumular experiências de especialidades e casos únicos de diferentes etapas, macrociclos e épocas com dados registados sistematicamente (Martin Acero e Vittorri, 1997a). Este facto orientou a nossa atenção para procurar na realidade aquilo que acreditamos ser verdade, dado o inquestionável valor dos conhecimentos de importantes intervenientes no desporto de alto nível. Como refere Bento (1993: 92) “a realidade começa a existir quando começa a ser dita, enraizando-se nas palavras que a enunciam e a fazem, portanto, ser”. Existe cada vez mais a necessidade de fazer existir a realidade, de a lavrar para analisar, reflectir e posteriormente, se necessário, a alterar. Garganta (2004) salienta o facto de raramente figurarem em textos de divulgação os processos que levam à construção das equipas e à preparação dos jogadores. Como referem Leblanc et al. (2004) para progredir na prática profissional e na prática científica necessitamos de ensinamentos de treinadores mais experientes. Numa época em que a procura de padrões qualitativos se impõe, torna-se imprescindível conhecer a natureza da actividade que se pretende estudar e/ou transformar, para a qual muito contribui a intervenção dos treinadores na forma como orientam e conduzem o jogo e consequentemente o processo de treino“.
A compilação deste trabalho começou em 1999, tendo este sido reforçado e actualizado de forma progressiva até ao presente dia. Será natural, em alguns momentos, perante novas ideias e formas de pensar esta estrutura de conhecimento, a sua transformação e reorganização, no entanto cremos, perante a perspectiva complexa que o Universo e consequentemente o jogo de Futebol manifestam, que algumas das ideias basilares que aqui defendemos, estejam não só para durar, mas para ser reforçadas. Por outro lado será também natural, dada a forma como este trabalho vai crescendo e procurando uma organização, que pontualmente a prosa possa-se apresentar mais desconexa, contudo, procuraremos sempre seguir uma determinada lógica de ligação das ideias. É também pelas mesmas razões que alguns temas estejam mais desenvolvidos, aprofundados e justificados do que outros.
“Eu nunca vi a “bíblia” (de José Mourinho), mas deverá ser um género de dossier ou documento que será a “planta” de como ele deverá avançar e evoluir. Estou certo que passados dez anos, ele mudou muito o seu documento original, porque se ele não evoluir como treinador será ultrapassado.”
Steve Clark em (José Mourinho, 2012)
Paralelamente, publicaremos também, artigos de opinião, outras ideias, e actualizações ao trabalho Saber Sobre o Saber Treinar no espaço Blog.
Independentemente de mais próximos ou mais afastados das ideias aqui apresentadas, esperemos que apreciem o trabalho desenvolvido, que tem acima de tudo, o objectivo de trazer a reflexão e evolução do treino e do jogo.
“O conhecimento é o nosso destino.”
(Carl Sagan, 1977)

Mónica Capucho