Exercício gratuito
Publicamos um novo exercício gratuito: “Perda em construção na primeira linha“.
O exercício que trazemos reforça a importância da articulação de sentido, desta vez predominantemente no Modelo de Jogo Idealizado, mais precisamente na articulação entre os diferentes momentos do jogo. Segundo (Frade, 1998), citado por (Amieiro, 2009), a propósito da articulação de sentido entre exercícios, “os «exercícios», em si mesmos, têm pouco valor. Têm unicamente informação potencial. A ênfase que eu coloco nisto e naquilo enquanto o «exercício» acontece, o modo como eu ligo isto com aquilo e a articulação entre «exercícios», são os aspectos mais importantes e os mais difíceis de dominar. E dependem exclusivamente do treinador. Por isso é que eu digo que os «exercícios» nunca são novos. Têm de estar sempre relacionados uns com os outros”.
Sendo que neste caso, o próprio grande objectivo deste exercício é preparar a equipa para um momento perigoso de perda da bola, quando a mesma está no sub-momento de construção, pela sua primeira linha. Independentemente de ninguém querer a perda da bola nesta situação, a consciência que mais tarde ou mais cedo isso irá suceder será sintoma de inteligência e a antecipação de um futuro inevitável. Conter, recuperar a organização possível e saber defender o contra-ataque tornam-se aqui decisivos, portanto, alvo necessário do treino.
Nesta lógica estamos perante um reduzir sem empobrecer, porque, segundo Edgar Morin, “o todo está nas partes que estão no todo”. Ainda (Frade, 2012) explica que reduzir sem empobrecer, é estar “consciente de que o que está a suceder com cada jogador é aquilo que em termos de intermitência sucede na sua função durante a partida, quando treinamos em espaços reduzidos, por exemplo”. Também de acordo com (Batista, 2006), “aos exercícios de treino está implícito, um carácter fractal, porque na perspectiva evidenciada anteriormente deverão contemplar a singularidade do todo. Através dele treina-se um princípio ou sub-princípio do Modelo de jogo, ou seja, os padrões fractais do comportamento (Oliveira, 2004; Frade, 2004)”. Ainda Pedro Baptista conclui que “no processo de treino podemos e devemos treinar “pedacinhos” do nosso jogo, isto é, treinar este ou aquele princípio de jogo deste ou daquele momento, mas cada pedacinho deve ter a matriz do todo, subentenda-se todo, como o “jogar” que queremos para a nossa equipa, no fundo devemos respeitar o todo que está na(s) parte (s) que está (ão) no todo (Frade, 2004)”.
“Não atender à fractalidade do Jogo e de um «jogar», torna-se uma fatalidade”.
(Maciel, 2008)