Exercício gratuito

Publicado o exercício gratuito Criação com defesa por zonas.

Trata-se de uma adaptação de um exercício que José Mourinho entregou num dossiê de 39 exercícios às equipas de formação do Chelsea, na sua primeira passagem pelo clube.

Voltando à questão da especificidade do exercício, importa aqui contextualizar o Modelo de Jogo, por exemplo na respectiva estrutura da equipa perante o exercício em causa. Por exemplo, se a equipa partir de um posicionamento no momento ofensivo com dois jogadores na última linha, o exercício pode apresentar-se adequado como está aqui representado. Caso a equipa apenas apresente um jogador nessa última linha, será importante colocar a estrutura e médios e avançado em 3+1 e permitir liberdade para que todos os jogadores entrem em todas as áreas, garantido no entanto, sempre uma cobertura ofensiva.

Por outro lado, independentemente do objectivo principal do exercício ser para a equipa que ataca a baliza regulamentar, podemos pensar também no “contra-exercício” e consequentemente na equipa que defende. Assim, por exemplo, dada a propensão que o exercício pode levar a situações de cruzamento, nomeadamente quando instituída a regra “nenhum jogador no interior da área de jogo pode jogar na área contrária“, o que dada a igualdade numérica nas áreas levará muitas vezes a equipa que ataca a baliza regulamentar ao jogo exterior, fará sentido, dependendo das necessidades e objectivos da equipa técnica, que coloque ou Defesas-Centrais dentro da grande área e Defesas-Laterais fora da área ou vice-versa, tendo em conta a estimulação na defesa do jogo aéreo que procurará nestes jogadores.