Metodologia

 

 

“Ter a convicção que o resultado desportivo pode nascer do improviso é ignorar os objectivos e conhecer o insucesso.”

(Mourinho, 2001)

Uma nota prévia. Durante muito tempo de evolução do projecto, colocávamos neste nível da nossa estrutura de conhecimento, a metodologia de treino, e consequentemente, de forma predominante, a intervenção dos treinadores no treino. É por essa razão que o video de apresentação descreve “Metodologia de Treino” ao lado da “Liderança” e “Modelo de Jogo” e não simplesmente Metodologia como agora referimos. Isto sucedeu, porque recentemente sentimos necessidade de abrir espaço para enquadrar outras funções técnicas associadas ao jogo. Deste modo colocar-se-ão hierarquicamente abaixo desta página as metodologias que investigamos e construímos associadas a cada uma dessas funções. E entre elas claro, a metodologia do treino.

O autor (Teodorescu, 1984) descreve que “a larga popularidade de que goza no seio de grandes massas de praticantes e especatadores, e, muito especialmente, a enorme variedade de valências de natureza desportiva, educacional, cultural, organizativa e social dos diferentes jogos desportivos, ampliaram os problemas por estes levantados, tanto no plano prático como no teórico-metodológico. Isto é válido não só para cada jogo desportivo em si, como também no seu conjunto, para todo o complexo domínio que os jogos desportivos constituem dentro da Ciência da Educação Física e do Desporto”.

Segundo (Wikipédia, 2016), “a metodologia é o estudo dos métodos. (…) tem como objetivo captar e analisar as características dos vários métodos indispensáveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização. Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte”. A mesma fonte define assim que “o termo metodologia inclui os seguintes conceitos, em relação a uma disciplina particular ou campo de estudo:

1 – Coleção de teorias, conceitos e idéias;

2 – Estudo comparativo de diferentes abordagens;

3 – Crítica de um método individual.”

A Wikipédia conclui ainda que a “metodologia refere-se a mais do que um simples conjunto de métodos, mas sim refere-se aos fundamentos e pressupostos filosóficos que fundamentam um estudo particular.”

O autor (Carvalho, 2003) em (Teodorescu, 1984) sustenta que sendo o objectivo da metodologia uma prática, esta fecha um “círculo que, partindo da prática, teoriza, para a ela voltar, orientando-a.”

Neste sentido, procuraremos não só as ideias que julgamos melhor defenderem as necessidades do contexto, como também a sua justificação, evolução e raízes filosóficas. Naturalmente com especial ênfase na Metodologia de Treino.

“A quantidade de variáveis contempladas na planificação reduz a margem de erro. É por isso que Mourinho erra pouco. Na medida do que é possível prever, está tudo previsto.”

(Luz, et al., 2012)

 


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