A colonização da Periodização Física

“Temos treinadores que preferem estabelecer logo um tipo de treino para adquirir logo forma física a curto prazo, de forma rápida para o arranque do campeonato, mas depois pode ter custos a nefastos a partir do segundo terço da temporada com o aumento da fadiga e com propensão para lesões, e portanto o que eu acho é que é sobretudo importante nestas primeiras semanas preparatórias da temporada é haver um aumento gradual de intensidade. Não querer já tudo para amanhã, portanto as coisas levam o seu tempo porque vem aí uma temporada extensa, com muitos jogos. 
É muito mais previdente, porque o Sporting, para todos os efeitos, também quer ser campeão nacional e deve salvaguardar-se nessa perspectiva. Passa muito pelo aumento gradual da intensidade. Portanto, na pré-época trabalhar-se mais a resistência com mais volume de treino e menos intensidade, e depois no início da época oficial, ir diminuindo o volume de treino, com isso aumentar a intensidade para reaquirir potência e explosão, para os jogadores estarem mais frescos mais tempo, durante a temporada. Passa um pouco por aí.”
jornalista / comentador, na antevisão do jogo de treino Marselha x Sporting, 2017
“Numa experiência, um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, no centro da jaula colocaram uma escada e sobre ela, um cacho de bananas. Quando um dos macacos subia a escada para alcançar as bananas, os cientistas lançavam um jacto de água fria nos outros que estavam no chão. Depois de algum tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros batiam-lhe intensamente. Passado mais algum tempo, nenhum dos macacos subia mais a escada, apesar da tentação que as bananas apresentavam.
Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que o novo macaco fez foi procurar subir a escada, sendo imediatamente retirado pelos outros, que depois lhe bateram. Depois de algumas tareias, o novo membro do grupo não procurou mais subir a escada. Um segundo membro foi substituído, e repetiram-se os acontecimentos anteriores, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, na tareia ao novato. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o sucedido. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foram substituídos.
Os cientistas ficaram então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas. Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: “Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui…”
“É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE UM PRECONCEITO.”
Albert Einstein