Livro

Livro - Construir uma equipa campeã, Pedro Boulas, 2016.

O autor não dispensa apresentações, porque durante vários anos escreveu sob pseudónimo. Mas muitos que em Portugal intervêm no Futebol, ou que são simplesmente apaixonados pelo jogo, já leram pelo menos um dos seus artigos. E arriscamos que desses, a maioria voltou a fazê-lo. Muitos elogios foram feitos pelos seus leitores nas caixas de comentários, descrevendo as suas ideias como inspiradoras, ricas em conteúdo e expressas em linguagem acessível. Fundador e principal dinamizador do blog Lateral Esquerdo, Pedro Bouças lançou o seu primeiro livro que reforça ideias difundidas na internet desde 2008, acrescentando ainda experiência como principal responsável pela equipa feminina do Futebol Benfica, bi-campeã nacional Portuguesa e vencedora das duas últimas edições da Taça de Portugal.

“Quem só teoriza, não sabe. Quem só pratica, repete. O saber nasce da conjugação da teoria e da prática.”

Manuel Sérgio

Dado o seu percurso, a frase do professor Manuel Sérgio assenta na perfeição à intervenção de Pedro Bouças no Futebol. Sendo o projecto Saber Sobre o Saber Treinar fortemente bibliográfico, o nosso elogio ao seu trabalho traduz-se nas inúmeras citações que lhe realizámos ao longo do mesmo e que prevemos continuar a realizar no futuro.

Neste contexto não podemos ainda perder a oportunidade, paralelamente aos treinadores e autores mais mediáticos, de também elogiar todas as outras pessoas citadas neste projecto. Os treinadores menos mediáticos, autores de livros, de trabalhos, de páginas, blogues e grupos de discussão presentes na internet, que como referimos no artigo Um novo começo, constituiem-se com actores decisivos na evolução que o jogo e o treino estão a presenciar. É para nós ainda evidente, que o blogues como o Lateral Esquerdo e o Entre Dez, seguidos por outros espaços, foram enormes catalisadores desta evolução, não só pelo pensamento disruptivo que trouxe ao jogo, mas também resistência à hostilidade com que o pensamento vigente se defendeu.

“Desmontar os absurdos que condicionam o nosso pensamento e nos acompanham, disfarçados de tópicos, preconceitos, ideais pré-concebidas, clichés, falsos paradigmas, lugares comuns e demais formas de pensamento não é tarefa fácil.”

Mateo, J; y Valle J. citados por (Moreno, 2009)