Conhecimento da equipa
Publicamos um novo tema na dimensão Liderança, sub-tema Características do outro. Abordamos o tema Conhecimento da equipa.
Deixamos um excerto.
“Há jogadores que querem que os repreendam, que os desafiem… Ao mesmo tempo há outros que necessitam de apoio, de se sentir protegidos. A uns a passagem pelo banco fá-los reagir, ao passo que a outros pode afundá-los. O meu trabalho consiste em saber o que necessita cada jogador em cada momento.”
Pep Guardiola citado por (Jordi Urbea & Gabriel García de Oro, 2012)
Para o treinador português (José Mourinho, 2010), “não é suficiente conhecer os nossos jogadores, temos de conhece-los muito, muito bem!”. Mourinho acrescenta que “em crianças, é ainda mais”, e temos de os conhecer bem para lhes dar aquilo que eles precisam. Também (Jordi Urbea & Gabriel García de Oro, 2012) defendem que o treinador deve “saber o que podem fazer e o que não estão preparados para fazer. Ademais, para saber delegar devemos saber transmitir a ideia de que todas as funções ou trabalhos são importantes. Todos!” Na opinião do antigo Selecionador Nacional português de rugby e depois Director Geral do Futebol de Fomação do Sporting Clube de Portugal (Tomaz Morais, 2014), “um dos maiores desafios da liderança é colocar as pessoas nos sítios certos”. Por outro lado, o mesmo autor refere que “o melhor líder, é o que trabalha menos. É o líder coloca os outros a funcionar bem e autonomamente. É aquele que gere, alcançando resultados com e através dos outros”. Como é de fácil conclusão, isto é não só aplicável aos jogadores, mas também a todo o staff de apoio à equipa.
(…)