Cultura de jogo IV. "Atrás não se brinca" II.

“Johan Cruyff dizia: o mais importante no Futebol é que os melhores jogadores sejam os defesas. Se estás com a bola, consegues jogar; se não, não fazes nada.” (Gonzalez, 2012) No passado mês de Fevereiro publicámos um artigo…

Construção do Modelo de Jogo [Subscrição Anual]

Publicamos um excerto de uma nova publicação de Saber Sobre o Saber Treinar exclusiva a assinantes do projecto. Desta vez abordamos a construção do Modelo de Jogo. Acrescentamos que no futuro irão ser publicadas sub-páginas deste tema,…
,

João Félix... o mago da intensidade

“O valor das coisas não está no tempo em que duram, mas na intensidade com que acontecem. É por isso que existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” Fernando Pessoa citado por (Romano, 2007) Torna-se…
,

O exercício de treino... na perspectiva da terceira pessoa... e a intervenção na sua operacionalização

“A intervenção do próprio treinador também é contexto!” (Marisa Gomes, 2015) Assistia-se a um exercício de treino. Procurando analisar o mesmo, várias pessoas opinavam sobre o seu objectivo e organização. No entanto, ignoravam…
,

História do treino do futebol [Subscrição Anual]

Publicamos um excerto de uma nova publicação de Saber Sobre o Saber Treinar exclusiva a assinantes do projecto, que introduz a evolução do processo de treino do Futebol. Acrescentamos que no futuro irão ser publicadas sub-páginas, descriminando…
,

Qualidades do líder [Subscrição Anual]

Os autores (Lourenço & Guadalupe, 2017) citam (Druker, 2008) que defende que "[não] Existem coisas como "qualidades de liderança" ou uma "personalidade liderança". Franklin D. Roosevelt, Winston Churchill, George Marshall, Dwight Eisenhower,…

Nova etapa Saber Sobre o Saber Treinar

É com grande satisfação que anunciamos que o projecto Saber Sobre o Saber Treinar irá dar o próximo passo. A partir deste momento, iremos publicar de forma periódica, os conteúdos exclusivos a assinantes do projecto. Nesta fase, torna-se…

A "carne toda no assador"

A frase do genial Quinito, recentemente também usada por Carlos Carvalhal na Premier League, tornou-se uma das marcas do Futebol Português. Apesar de no sentido lato percebermos o seu contexto, se pensarmos na interpretação e conhecimento…

A "posse de bola" e os números

O autor desta opinião, e o seu nível de conhecimento, não são importantes para o caso. O conteúdo, como milhões de outros, também poderia não ser. Torna-se relevante, para nós, porque é um género de opinião que tende a generalizar-se,…
,

Tudo tem um fim... ou um novo princípio. Rui Faria enquanto sistema complexo.

“«Muito obrigado por me teres dado este contrato, muito obrigado por me teres trazido para Barcelona, muito obrigado por teres mudado a minha vida». O meu trabalho e a minha dedicação são a minha forma de gratidão. Eu nunca senti,…

O segundo dado estatístico mais relevante do jogo de Futebol

"O privilegiar o jogo apoiado permite à Espanha não ter que andar sistematicamente em transições por perda de bola e quando isso acontece, encontram-se perto, o que lhes permite fazer uma aproximação (pressão) mais rápida." (Marisa…

O lendário pontapé de bicicleta e o lendário... Cristiano Ronaldo II

Dois dias após o nosso artigo sobre o golo histórico de Cristiano Ronaldo, o genial Ricardo Araújo Pereira partilhou a mesma opinião e sentimento. https://streamable.com/1648l "(...) o nome foi a única vantagem com que Cristiano Ronaldo…