,

Três ideias (exercícios) para desenvolver a decisão e a qualidade do contra-ataque [Subscrição Anual]

"(...) (o contra-ataque tem por) objectivo principal, a partir da recuperação da bola, a desorganização da equipa adversária, de forma a progredir para espaços abandonados e conseguir encontrar condições significativas que nos possibilitem…
,

"A saúde não depende só do exercício físico. Depende de um exercício físico onde há valores."

"O futebol é um jogo infinito em que se encaixa toda a complexidade humana, desde os grandes valores até aos mais pequenos. Se os treinadores que são autênticos maestros da vida, ajudarem a iluminar a parte mais nobre do jogo, servirão…

O contra-ataque, e... ou melhor... ou, o ataque rápido

“Algumas pessoas satisfazem-se com o que já sabem, é como se seu conhecimento coubesse numa piscina. Dão algumas braçadas para um lado, outras braçadas para o outro, agarram-se às bordas e tocam o fundo com os pés: sentem-se seguras…
,

Qualidade individual

“(...) a equipa tem que estar em primeiro lugar e o talento dos jogadores é importantíssimo para acrescentar valor e dinâmica a equipa. Nunca um jogador pode comprometer a dinâmica de uma equipa, mas também a equipa não pode tirar…
,

"Um jogo muito táctico"

“(...) dói ver equipas que não se «ligam», que não têm uma aquisição de uns nos outros, porque o jogo é isso! Ou deve ser! Não se trata de jogar bem ou mal, trata-se de JOGAR! Ou seja, haver uma emergência que SENTIMOS COLECTIVA…”…
,

Criatividade

https://www.facebook.com/SaberSobreOSaberTreinar/videos/294672434537929/ "(...) ao tentar desmistificar o conceito de criatividade apenas como um malabarismo ou um lance descontextualizado, não se pretendeu desvalorizar tais situações.…
,

Dimensão Técnica II

“Quanto melhor for tecnicamente o jogador, melhor compreende tacticamente o jogo.” (Jorge Jesus, 2013) https://www.facebook.com/SaberSobreOSaberTreinar/videos/582259228916776/
,

A natureza do jogo: o caos a desordem e incerteza

“É do inesperado é do espanto no jogo quando jogado que levados somos p’ro encanto.” (Frade, 2014) https://www.facebook.com/SaberSobreOSaberTreinar/videos/246296416280325/  
, ,

Valores humanos - Capítulo VII - A transmissão de valores [Subscrição Anual]

Finalizamos o tema Valores humanos, com o seu sétimo capítulo - "A transmissão de valores". Como referimos na publicação anterior, voltaremos ao tema no futuro, principalmente para aprofundar os valores que entendemos ser fundamentais.…
,

A dimensão “física” II

“(...) no futebol, ao contrário de muitos desportos, não há um estereótipo de “atleta”. Como exemplo, na prova de 100 metros do atletismo, é normal vermos atletas altos e musculados; na maratona é normal os atletas serem muito…

Esqueçam «tudo» o que aprenderam sobre o «Físico»

"Em primeiro lugar, esqueçam tudo o que aprenderam na escola sobre Matemática. Quase tudo o que vos disseram é mentira. Não é Matemática. Imaginem uma disciplina de Arte em que apenas se ensina como pintar paredes e onde nunca se fala…
,

Valores humanos - Capítulo VI - Que valores? [Subscrição Anual]

Publicamos a continuação do tema Valores humanos, e o seu sexto capítulo - "Que valores?". Desta vez, procuramos, de uma forma geral, compreender que valores devem guiar o jogador e a equipa. Em futuras publicações, iremos aprofundar cada…